No workflow, o caminho que a imagem percorre da captação até a exibição deve ser tratado com sabedoria para não haver estrangulamentos e compressões. É um caminho sem volta. Independente da câmera, Arri, BlackMagic ou uma Sony de 8-bits. 4.2.0. Se bobear, perdeu playboy!!!
Bit Depth = Color Depth
(Graduações de cor possíveis em uma imagem).
Não é o mesmo que a gama de cor, color space.
8bit
256 variações por canal
R G B
(256 x 256 x 256)
= 16 Milhões de cores
10bit
1.024 variações por canal
R G B
(1.024 x 1.024 x 1.024)
= 2 Bilhões de cores
Olho humano
Se os 8bit já superam os 10 milhões de cores sensíveis ao olho humano por que temos câmeras e sistemas com mais de 8bit ?
Se a câmera não viu, ninguém verá.
A informação a mais de bit-depth permite maior amplitude para o color grade. No momento em que puxamos, esticamos, empurramos, exprememos as cores e contrastes, exigimos mais dos arquivos principalmente os que possuem imagens ricas em graduação de cor.

Os arquivos devem ser “ricos” o suficiente para ter o que mostrar entre as graduações de cor.
Criei essa gif usando duas imagens, uma gravada em 8bit 4:2:0 e a outra em 12bit 4:4:4.
Repare nos “gaps” criados pela falta dos valores intermediários na imagem de 8bit.
Mesmo com a limitação de exibição dos 8bit da gif que criei para o exemplo, podemos notar que a imagem de 12bit é beneficiada pela capacidade de aceitar grandes manipulações ainda antes de dar a saída no Resolve.

Case: "Abertura de House of Cards"
No caso da abertura de House of cards que foi feita com a 5dmk2 time-lapses com fotos em raw de 14bit espaço de cor ??? resultou na exibição no netflix de grande problema de compressão.
Provavelmente a captação foi feita em um Gamut amplo e em determinada parte do workflow passou para um Gamut com menos Bit Depth, intervalos de cor. Deixando espaços vazios entre os espaços de cor e assim gerando o banding.???